BRASIL, Homem, jesus.acari@gmail.com



O que é isto?


Enviar esta foto por e-mail
Anterior | Próxima


Tenho dito há muito de um jovem curraisnovense apaixonado por História, curtindo varar madrugadas entregue às pesquisas de coisas ligadas ao Rio Grande do Norte, especialmente ao Seridó.
Willian Pinheiro, assim conhecido em nome e sobrenome, é daqueles sujeitos que possui a predisposição para descobrir as ferramentas e ir garimpar aonde ninguém sequer sabe chegar.
Com o amor pela História – inclusive é bacharel na área, mestrando pela UFRN – e a garra de buscar conhecimento, dos tesouros oriundos de suas pesquisas de vez em quando dá de cair um sobejo em minha mão. Geralmente fotos e textos escritos de um Acary tão antigo quanto a sua escrita assim, com Y no final da grafia.
De Gargalheira ainda em construção já me mandou um bom ramal com as melhores pérolas feitas em imagens antigas.
Das crônicas publicadas nos jornais do começo do século passado falando sobre a nossa Terra Amada, digo, o Acary do amor de todos nós, Willian já me presenteou com um bom bocado de colares.
Por tudo quanto eu sei já ter conseguido garimpar, pelo conhecimento adquirido e a experiência de vida dentro da História, eu me arrisco em vaticinar sem receio nenhum de estar cometendo um erro: Willian Pinheiro será, se já não o for, o maior historiador seridoense, quiçá potiguar. Prova disso são as propostas de trabalho recebidas de figurões do nosso estado, todos encomendando pesquisas de um ou outro assunto a esse amigo, também ele um tesouro garimpado por mim em meus dias de faculdade.
Para melhor defini-lo serei mais breve, se possível me for: Willian é daqueles sujeitos com a capacidade de caminhar livre e à vontade por várias veredas que, entre si, dão no lugar mais largo da História do nosso povo seridoense e potiguar.
E foi do cabra tão arretado quanto bom, que eu recebi a foto acima com a seguinte pergunta: “veja essa foto e diga de onde é?”
Bastou-me pôr os olhos na fotografia e respondi de um pulo (um pulo de alegria pela imagem aberta ali, à minha frente): “Atual Rua Otávio Lamartine, centro de Acary?”
Não tinha outra resposta. Mesmo assim, eu ainda titubeei e expliquei o porquê de minha incerteza: “As torres da igreja por trás me dizem ser essa a resposta. A serra me deixa em dúvida pelo ângulo”.
Willian Pinheiro me respondeu tratar-se da Rua Thomaz de Araújo, em Acary, no ano de 1916. Nisso eu concluí – espero estar certo, e se não estiver que alguém me corrija logo – que a publicação no jornal de onde ele arrancou a pérola deve ter sido feita com uma troca de nomes, uma vez que a dita rua Thomaz de Araújo hoje em dia pega toda aquela extensão da lateral do Museu até a esquina do Palácio José Sueco (Câmara de Vereadores), e Essa imagem nos mostra claramente a atual Rua Otávio Lamartine antes, bem antes, das balaustradas de segurança nas calçadas altas das casas.
Mas, em uma coisa eu não temo o erro, sei do ano da morte de Dr. Otávio quase duas décadas após a publicação da foto, passando a rua a lhe homenagear pelo nome alguns anos depois até hoje.
Nisso tudo, nesse ínterim de conversa trocada, eu o provoquei dizendo “em sendo a resposta certa, você deixa o Santo de Seu Miúdo publicar no fotoblog e escrever umas besteirinhas sobre a importância de um certo sertanejo seridoense com nome de lorde britânico na pesquisa de imagens antigas?”
Ele aceitou a publicação e foi reticente quanto aos ditos de sua importância. Mas aí, já era tarde. A foto e os fatos fazendo Wilian Pinheiro ser reconhecido pelo gigante pesquisador que é já estavam aqui, ao alcance de todos nós.

De sentimentos

Para dizer dos meus sentimentos à família de Seu Chico Praxedes, especialmente Gustavo e Pedrinho, com quem estudei.
Também expresso o meu sentimento aos familiares do meu amigo antigo Fenelon de Dona Tum.

11/06/2013 Publicada por Jesus de Rita de Miúdo.


mim ligue perdi seu numero

28/07/2013 18:30 crisostomo quizo_medeiros@hotmail.com parnamirim

Essa Foto é da rua por traz do sobrado ainda lembro quando foi tirada.

23/07/2013 05:29 Aprigio aprilandia@hotmail.com Acary

Prezado amigo Jesus gostaria de sua ajuda para localizar meu amigo Francisco das Chagas Barbosa conhecido por Dida Trabalhou na Sambra em Acari e na fabrica de oleo de Raul Medeiros em Currais Novos-RN meu telefone 84 3421-5089

17/06/2013 10:02 Célio Dantas(Caicó) prestec@pscaico.com.br Caicó-RN

Comente esta foto
Nome *  
E-mail *  
Site/Blog   
Cidade/Estado *  
Comentário  
Caracteres restantes : 1000